top of page
Buscar

Efeitos horméticos


Efeitos horméticos de herbicidas

O efeito estimulante causado por baixas doses de um composto tóxico é denominado hormesis, e tem sido relatado para baixas doses de herbicidas em plantas. Os efeitos horméticos dos herbicidas nas plantas foram observados na área de plantas daninhas para muitas variáveis, como crescimento, desenvolvimento, biomassa, altura, conteúdo de proteína, florescimento, produção de sementes, fenologia, competitividade e resistência a doenças. Ao contrário da relação clássica entre a dose de uma toxina e a resposta, a resposta hormética ou bifásica é caracterizada por um aumento nos efeitos em baixas doses, enquanto em altas doses ocorre a inibição do crescimento.


Quando se trata de plantas daninhas resistentes, a presença de baixas quantidades de herbicidas que atingem o sítio de ação (devido a absorção e/ou translocação reduzidas ou ao aumento da inativação metabólica) resulta em um aumento da dose necessária para causar hormese. Esse efeito hormético pode favorecer o desenvolvimento de biótipos resistentes em uma população após a aplicação da dose recomendada do herbicida. Isso ocorre porque essas plantas tendem a apresentar maior competitividade e adaptabilidade ecológica em comparação com as plantas suscetíveis. Como resultado, a mudança na composição da flora - com a predominância de plantas resistentes em detrimento das suscetíveis - pode ocorrer em um intervalo de tempo significativamente menor.


Em nosso site você encontra diversos materiais sobre o manejo de resistência de plantas daninhas aos herbicidas. Confira!



Referência: CHRISTOFFOLETI, P. J. & NICOLAI, M. Aspectos de resistência de plantas daninhas a herbicidas. 4ª ed. Piracicaba: ESALQ, 2016.


Comments


bottom of page