top of page
Buscar

Suscetibilidade de plantas daninhas aos herbicidas


Suscetibilidade de plantas daninhas aos herbicidas

A suscetibilidade de uma espécie de planta daninha a um determinado herbicida é definida como o grau de injúria ou morte da planta que é observado após a aplicação de um produto, sendo esta uma característica inata de cada espécie.


Portanto, existem diversos graus de suscetibilidade das plantas daninhas a herbicidas apresentando alterações com efeitos marcantes no crescimento e desenvolvimento, como resultado da incapacidade de suportar a ação do herbicida.


As diferenças na suscetibilidade de espécies de plantas daninhas a herbicidas têm sido atribuídas ao estádio de desenvolvimento da planta, à diferença na morfologia (área e forma do limbo, ângulos ou orientação das folhas em relação ao jato de pulverização), à anatomia foliar (presença de estômatos e tricomas, espessura e composição da camada cuticular) e às diferenças na absorção, translocação, compartimentalização, alteração no local de ação, superexpressão da enzima alvo e no metabolismo da molécula herbicida.


Saiba mais sobre o assunto em nosso site!



Referência: CHRISTOFFOLETI, P. J. & NICOLAI, M. Aspectos de resistência de plantas daninhas a herbicidas. 4ª ed. Piracicaba: ESALQ, 2016.


Comments


bottom of page